ABOZ - Associação Brasileira de Ozonioterapia
ABOZ no Twitter ABOZ no Facebook

A Ozonioterapia

A ozonioterapia é uma técnica que utiliza a aplicação de uma mistura dos gases oxigênio e ozônio, por diversas vias de administração,  com finalidade terapêutica.  Ozônio medicinal é sempre uma mistura de ozônio e oxigênio. De acordo com a indicação e tipo de aplicação, a concentração pode variar entre 1 e 100 mg/L (0,05-5%O3). O profissional habilitado determina a dose adequada e a via de aplicação de acordo com a indicação e as condições do paciente.

Ozonioterapia Ozônio comercial ou industrial
Ciência médica que utiliza a mistura oxigênio-ozônio dentro de uma faixa terapêutica Utilizado para tratamento do ar, água e efluentes. Tem ação oxidante e ação desinfetante.
Utiliza geradores específicos com materiais compatíveis, que produzem concentrações precisas e produzem ozônio a partir do oxigênio medicinal. Os geradores de ozônio de pequeno porte  produzem ozônio a partir do ar, que contém 78% de nitrogênio.  Geradores de grande porte utilizam também o ar como insumo de produção, podendo ser ar seco ou concentrado. Jamais deve ser utilizado para fins medicinais


As aplicações de Ozonioterapia são determinadas por suas propriedades antiinflamatórias, antissépticas, de modulação do estresse oxidativo, de melhora da circulação periférica e da oxigenação. Isto determina o amplo número de patologias em que a Ozonioterapia pode ser utilizada de modo isolado ou complementar.

É importante saber que doses excessivas de ozônio podem causar danos aos pacientes e doses baixas podem ser ineficientes. Somente um profissional capacitado poderá indicar a dosagem e via de aplicação correta.

Como o ozônio é um gás altamente instável e logo se recompõe a oxigênio, o gás deve ser gerado no local do uso, com equipamentos específicos, que produzem a mistura oxigênio-ozônio em concentrações específicas e precisas.  

Aviso: a  Ozonioterapia é um procedimento médico e, como tal, deve ser feita exclusivamente por um profissional qualificado, devidamente treinado e experiente. As informações fornecidas neste site são meramente informativas, com objetivo de esclarecer e  não substituir  a relação que existe entre um paciente / visitante a este site e seu médico. As informações fornecidas não substituem avaliação médica pessoal.

Voltar ao topo