ABOZ - Associação Brasileira de Ozonioterapia
ABOZ no Twitter ABOZ no Facebook

FAQ

Se eu tomar água ozonizada obterei os benefícios da ozonioterapia?

Não. A ingestão de água ozonizada não produz nenhum efeito sistêmico e não trata patologias, como tem sido divulgado erroneamente em alguns sites.

Não é indicado ingerir água com alto residual de ozônio, exceto sob supervisão médica, para algumas indicações específicas.

O ozônio medicinal é um recurso terapêutico que deve ser utilizado apenas por profissionais capacitados.

Posso usar meu equipamento portátil para fazer ozonioterapia?

O ozônio para fins medicinais é diferente do ozônio para tratamento de água e desinfecção. Aparelhos comerciais produzem ozônio a partir do ar, que contém 78% de nitrogênio e não deve ser utilizado.

Para fins medicinais, é necessário um equipamento específico, que produza concentrações precisas, produzido a partir de oxigênio medicinal.

O ozônio medicinal é sempre uma mistura de ozônio e de oxigênio puro. De acordo com sua aplicação, a concentração do ozônio pode variar entre 1 e 100 µg/ml. Somente um médico com conhecimento específico pode determinar a dosagem de acordo com a indicação médica e a condição do paciente. Doses altas podem causar danos.

Jamais, sob nenhuma hipótese, deve-se utilizar equipamentos que produzam ozônio a partir do ar para aplicações terapêuticas.

As dúvidas mais frequentes sobre Ozonioterapia estão disponibilizadas neste canal. O site da ABOZ recebe inúmeras dúvidas diariamente, por isso solicitamos a nossos leitores que leiam as informações contidas neste canal e no link sobre Ozonioterapia.

Informamos aos leitores que nem todas as perguntas serão respondidas e perguntas sobre casos individuais que tentem obter um diagnóstico, tratamento ou avaliação de prognóstico não serão respondidas.

Para indicar qualquer tratamento, é preciso examinar o paciente pessoalmente, conhecer anamnese (história clínica) e ter exames completos. O CFM proíbe os médicos de emitirem opinião sobre questões médicas individuais por e-mail. Portanto, não iremos responder sobre casos pessoais, resultados de exames ou doenças de familiares em hipótese alguma.

A Associação Brasileira de Ozonioterapia (ABOZ) foi criada para reunir profissionais de saúde e difundir e regulamentar a prática correta da terapia com ozônio medicinal.

Voltar ao topo